Minha Singer Facilita Pro 2918
- Gláucia Gomes
- 27 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Olá, tudo bem com você?
Hoje vou falar como escolhi minha máquina de costura, como já disse no post anterior escolhi a Singer pelo fato de minha mãe possuir uma e já ter confiança na marca. Outro fator importante na escolha foi a quantidade de pontos e a possibilidade de ter a minha disposição pontos flexíveis para costurar malhas e fazer acabamentos.
Escolhi a Facilita Pro 2918 principalmente por possuir braço livre para costurar com mais facilidade barras, punhos e mangas, porém ela não veio com a haste de troca rápida para algumas sapatilhas mais modernas e acabei adquirindo separadamente em lojas especializadas de máquinas.
Essa máquina possui ventosas na base que ajudam a segurar a máquina na mesa enquanto costuro e ela é bem pesada (aproximadamente 7kg), então não temos aquele problema da máquina "correr" na mesa e não conseguirmos costurar.
É muito importante ler o manual para aprender suas funções e aproveitar ao máximo suas funções. Essa máquina é um pouco veloz e demorei um pouco a me acostumar com o pedal, hoje já tenho controle total da máquina.
Ainda sinto um pouco de dificuldade em lubrificar a máquina, pois preciso desmontar a parte esquerda superior e depois "jogar" o óleo para cima para lubrificar direitinho, sempre após lubrificar faço algumas costuras com algodão crú para tirar o acumulo de óleo.
Tenho experimentado costurar vários tipos de tecido e para cada um vou buscando o ajuste ideal, sempre antes de começar a costurar experimento em um retalho do mesmo tecido para ver se o ponto está ideal como eu queria senão vou mudando a tensão do ponto até encontrar a ideal.
Para o próximo post vou falar sobre os pés calcadores que comprei e quais eu mais gostei.
Até Breve!!!
Comments