top of page
Buscar

Minhas Impressões sobre a História da Moda

  • Foto do escritor: Gláucia Gomes
    Gláucia Gomes
  • 9 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Alfinete de segurança

botões
Alfinetes

Estava aqui estudando a História da moda e encontrei diversas curiosidades sobre o tema e resolvi compartilhar aqui no Blog, uma delas e acredito eu que a mais obvia é que o homem primitivo após a ultima glaciação utilizava o couro dos animais que proviam da caça para aquecer-se e as utilizava apenas amarradas ao corpo - e fiquei imaginando o homem das cavernas atrás da sua caça para o jantar e sua roupa caindo pelo corpo e ele tropeçando pelo caminho e tendo de ir dormir com fome pois acabou perdendo a disputa por causa de suas vestes porque eu não consigo nem deixar amarrada a toalha no corpo após o banho.


E acredito que por isso no período Neolítico a solução foi criar o tear e desenvolver o linho, sim nem eu sabia que o linho era pré histórico e é dos meus preferidos e ao final desse período na Idade do Bronze as mulheres eram as responsáveis por fabricar o vestuário que era a base de lã e linho e também foram criados alfinetes, botões e alfinetes de segurança, é incrível que muitas das coisas que acreditamos que fossem muito atuais são na verdade pré históricas.


E quando lemos sobre creta que é considerada a primeira civilização europeia as pesquisas sobre ela identificaram que os cretenses já possuíam habilidades para confecção sendo encontradas figuras de tecidos sobrepostos que formavam babados nas saias com a cintura envolta por um cinto e a parte superior do corpo com mangas e que deixavam os seios amostra.


Os Sumérios povos da Mesopotâmia usavam um retângulo de pano envolto na cintura e depois começaram a enrolar um pano preso por broches nos ombros e a marca deixada por esse povo foram as roupas drapeadas - e eu aqui inocente achando que o drapeado era desse milênio. Após a mesopotâmia ser conquistada pelos assirios suas vestes foram substituídas por túnicas - acho que preferiria os plissados.


No Egito as pessoas se vestiam conforme suas classes sociais possuindo diversas formas, ou seja, eles seguiam algum tipo de moda e as roupas das classes sociais altas foram imitadas pelas classes inferiores, a vestimenta mais clássica era o vestido e algo curioso que me chamou atenção é que camponeses usavam modelos plissados. Engraçado perceber que atualmente na maioria das vezes isso ainda acontece e que a moda é simplesmente replicada das passarelas para as lojas populares.


Na Grécia antiga eram comuns as túnicas longas ou curtas com barrados coloridos, inicialmente feitas de algodão e mais tarde confeccionadas em linho, também usavam um manto preso por um alfinete ou broche confeccionado em lã. Após o contato com o luxo oriental a seda foi introduzida na Grécia tornando-se para os imperadores e as senhoras de famílias importantes quase obrigatório, ou seja a seda sempre significou luxo inclusive na atualidade.


Continuarei as curiosidades sobre a moda no próximo post,


Até Breve.









 
 
 

Comments


Recent Posts
Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean
bottom of page