Método Corte de Ouro
- Gláucia Gomes
- 6 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Olá tudo bem com você?
Hoje vou falar um pouco sobre o Método Corte de Ouro que é uma forma de modelar diferente do que conhecemos, você precisa apenas das medidas de busto e quadril para ampliar os moldes que vem em fascículos, ele foi criado na Alemanha em 1935 originalmente conhecido como Lutterloh System, ele utiliza a teoria da proporção áurea do corpo humano que diz que as medidas do corpo são totalmente proporcionais, os moldes são baseados nessa teoria para ampliarmos e ficam com um caimento perfeito.
Aqui no Brasil o kit pode ser comprado pelo site www.armarinhosweb.com.br, eles possuem vários tipos de kit, inclusive plus size.
Adquiri o kit completo que veio acompanhado de um fichário com 280 moldes, fita métrica especial para ampliar os moldes, canetinha, fita adesiva, alfinetes para ajudar a prender a fita métrica ao molde e um kit especial de réguas.




Os moldes vem nesse fichário, na frente o modelo e atrás os moldes que iremos ampliar:

Vou ampliar o molde da blusa 71 do método corte de ouro e vou demonstrar em um passo a passo aqui:


Utilizo fita crepe para segurar o molde no papel pardo para que não se mova enquanto amplio o molde, para segurar a fita especial uso uma base de EVA que recortei e colei um sobre o outro até que a ponta do alfinete não atingisse mais o chão, a caneta é para que marquemos os pontinhos do molde e depois desenhemos.

Antes de iniciar é importante tirar a medida de busto e quadril, no molde dessa blusa podemos observar um tracejado no meio, o que significa que da linha tracejada para cima usa-se medida do busto e abaixo usa-se medida do quadril. A parte branca da fita é móvel e essa gradação é a que indica as medidas de busto e quadril, na foto abaixo pode-se observar que meu quadril é 96 e no molde pede para fazer a marcação no ponto 34 da fita.

Sempre antes de iniciar as marcações é importante verificar se os pontos não estão coincidindo na folha de moldes, caso esteja vá mudando a posição do molde, até que todos os pontos fiquem marcados na folha em que está sendo transferido o molde.

Aqui está os pontos do molde transferidos para o papel, fica no formato certinho, após essa passo é só usar as réguas para ligar os pontos.


Depois de concluir os pontos é só transferir as informações do molde, cortar o tecido e fazer suas costuras.

Quando conheci esse método pesquisei bastante na internet mas ainda se vê pouco conteúdo a respeito dele na internet, acabei adquirindo e depois que fiz um short que caiu de forma perfeita me apaixonei pelo método, meu kimono foi feito através dele e também ficou com caimento perfeito, assim que terminar de costurar essa blusinha volto aqui para mostrar.
Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato comigo no fale conosco ao final da página e não deixe de se inscrever para receber as novidades do blog.
Até Breve.
Olá. Gostaria de comprar esse método ( kit). Mas esse site indicado, não direciona para o armarinho.